Peopleware


Segundo a Wikipédia, peopleware são as pessoas que trabalham direta ou indiretamente com a área de processamento de dados, ou seja, digitadores, programadores, analistas de sistemas, etc. Em um passado não muito distante eram aquelas pessoas que ficavam dentro de uma sala fechada com ar-condicionado (mais frio possível) e que passavam horas e horas sentadas na frente de seus computadores programando códigos e mais códigos de sistemas.

O tempo passou (muito rápido) e hoje o pessoal de informática passa muita mais tempo  lidando diretamente com pessoas do que com máquinas. É claro que um bom profissional da área tem que ter conhecimentos profundos sobre hardware, software e redes.

Mas o grande desafio hoje é saber lidar com pessoas, sim os usuários de tecnologia. São as pessoas que usam os computadores para as mais variadas tarefas do dia-a-dia. Não há como evitar este contato diário com os usuários, pois são eles que direcionam o foco de nossas atividades. Quando iniciamos um projeto de software a primeira coisa que se faz é procurar uma pessoa da organização para realizar o levantamento de requisitos. Este levantamento é a parte mais importante do desenvolvimento do sistema. Se a comunicação entre o profissional e o usuário não for boa, com certeza o sistema não ficará bom.

Ha muitos anos trabalho com informática e sempre estou lidando com pessoas estressadas, que estão em situação de pressão e dependem de computadores e sistemas para realizar seu trabalho. As vezes os problemas são causados pelos próprios usuários, mas nem sempre é assim. Um bom diálogo entre o profissional de informática e o usuário resolve a maioria dos problemas.

Nós da área de informática temos que ser um pouco psicólogos e professores. Ao nos colocar no lugar do usuário podemos entender suas necessidades e deficiências e tomar medidas preventivas que evitem um mal estar entre a TI e os departamentos que dependem cada vez mais dela.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s