Resumo da semana


Decidi ontem começar este blog sobre o meu dia-a-dia no CPD onde trabalho. Na verdade fui motivado ao ler um artigo na revista superinteressante onde alguns profissionais resolveram compartilhar suas experiências através de um blog. Pode ser que alguém se identifique ao ler este blog e pode ser que não. De qualquer forma vou continuar escrevendo, pois escrever me dá um enorme prazer e com isso posso dividir com outras pessoas um pouco da minha experiência. Um grande abraço a todos e boa leitura.

A semana começou com a minha tentativa de voltar a programar. Fiquei um bom tempo sem realizar esta atividade pois no meu último emprego, alegaram que este não era o “meu perfil”. Mas agora a necessidade se fez presente, e voltei a programar. Estou usando o Delphi 7 e conto com a ajuda do meu chefe que tem me ajudado bastante, tirando minhas dúvidas e dando algumas dicas importantes.

O sistema em que estou construindo visa atender ao centro médico que foi construido no hospital onde estou trabalhando. Por isso fui coletar algumas informações com o pessoal que trabalha lá. Passei a tarde de segunda-feira conversando com uma senhora muito simpática que me forneceu várias informações importantes sobre a rotina de trabalho do centro médico. Este tipo de entrevista, aprendi na faculdade e com certeza ajuda bastante, ainda mais quando a gente não muita experiência em determinado assunto. Instalei também no nosso servidor web um programa chamado Wildfire, ele é um servidor de mensagens instantâneas (IM) muito parecido com o MSN, mas utiliza um protocolo diferente chamado Jabber que o mesmo utilizado pelo Google Talk. Achei que poderia ser muito útil para o hospital pois o pessoal de lá utiliza o MSN e todo mundo sabe que ele é bem vulnerável a vírus e outros malwares da internet. E e o fato do servidor estar dentro da rede local impede que os usuários o utilizem para “bater papo” com pessoas fora do ambiente de trabalho.

Na terça-feira continuei construindo o sistema, contando sempre com a ajuda do meu chefe. De manhã eu sempre tiro um tempinho para ler os meus e-mail’s e repondê-los quando necessário. Gosto muito de pesquisar na net novidades e procuro sempre adequá-las a minha realidade. Descobri um ótimo programa chamado DokuWiki e o instalei no nosso servidor web, fiz as devidas configurações e escrevi um pequeno artigo sobre vírus de computador. A noite tive que fazer uma apresentação na faculdade sobre Análise de Pontos de Função, acho que me sai bem e espero que tenha tirado um boa nota, afinal estamos na reta final do curso e não quero “derrapar”.

Na quarta-feira fui designado para ajudar a fazer entrada de notas fiscais no sistema que está sendo implantado no hospital. Aprendi o procedimento e logo apareceram algumas notas e assim fui realizando o procedimento até o fim do expediente. Estava com uma dor de cabeça terrível mas mesmo assim fui à aula. Valeu a pena pois aprendemos coisas bem interessantes sobre os métodos de avaliação de interfaces homem – computador. Recebemos a nota da nossa primeira avaliação, tirei 5.0, achei bom pois não havia estudado quase nada.

Na quinta-feira continuei o procedimento de entrada de notas fiscais no sistema. Estou gostando disso pois assim posso aprender mais sobre o funcionamento do sistema. E com certeza isso vai me ajudar bastante na hora de prestar o suporte ao usuário quando for necessário.

A dor de cabeça me pegou novamente à tarde e fui obrigado a tomar um analgésico. Continuei a fazer o meu trabalho e no final do expediente fui embora para casa, ainda com um pouco de dor. Não fui a faculdade, preferi ficar em casa com a família.

4 Respostas para “Resumo da semana

  1. Muito bom cara, gostaria de começar um blog também mas não tenho a habilidade que vc tem nas palavras, continue assim… espero ainda ler um livro escrito por você….

    flws, feliz pascoa.

  2. Interessante, e me vi igualzinho passando por isso muitas e muitas vezes. A interacao com o usuario é importante, mas o melhor para o programador é “trabalhar no seu programa” daí sim, começam a surgir anormalidades nao previstas que nao apareceriam em 1000 horas de conversa com o usuario final. mas… programar é isso… sofrimento, erros, erros, tentativas, mais erros, ACERTO… o ruim é que comprovadamente um sistema depois de pronto, vai levar uma vida toda em interminaveis manutencoes, ajustes, correcoes etc etc… programar ame-me ou deixe-me… MAS NADA SUBSTITUI O CONVIVIO FAMILIAR

  3. muito bom cara, eu sou o Robson tenho 21 anos e to concluindo este ano o curso de tecnologia em redes de computadores, estou trabalhando com implementação de redes estruturadas, a parte fisica + algumas vezes tenho tambem que implementar a parte lógica e sempre me deparo com alguns problemas bastante complicados, e sinto a mesma dor de cabeça que vc sente + como somos estudantes temos q continuar pois a pratica vai nos ensinar cada ves +.

  4. ola achei um comentário de Emerson Krinski, estou procurando uma pessoa de mesmo nome em Brasilia, que manteve contato comigo em 2002, quando trabalhava no 4 cartório de protesto em Curitiba, ele procurava informações profissionais de sua mãe. Se for a pessoa, entre em contato comigo, abs tamer.nasser@gmail.com

Deixe um comentário

