Colaboratividade


Não sei se esta história irá ajudar alguém. Mas preciso compartilhar com os leitores deste blog esta experiência que eu mesmo julgava improvável. No ano passado durante o 3.º Fórum Goiano de Software Livre,  eu estava conversando com o palestrante do projeto Casa Brasil do governo federal, o assunto era “Como ganhar dinheiro colaborando com o Software Livre ?”. Ele me disse que colaborar com algum projeto, seja ele qual for, não é por si uma forma de ganhar dinheiro, a intenção é ajudar mesmo sem esperar retorno financeiro. Mas quanto mais você colabora, mais conhecido no projeto você fica e isso lhe traz benefícios indiretos. Quando ele me falou isso, não levei muita fé. Mas me aconteceu algo na semana passada que mudou a minha opinião sobre isso. Recebi um e-mail de um profissional que me fez uma proposta para implantar software livre, ele encontrou o meu contato em um Fórum em que procuro colaborar com outros usuários respondendo dúvidas sobre o sistema.

Então as palavras daquele palestrante me soaram mais claras.  A colaboração seja ele em que área for, traz benefícios sim, diretos (como a satisfação de ajudar alguém) e indiretos (como propostas de trabalho). Então cheguei a uma conclusão. Ajudar os outros é um ótimo “Negócio”.

Deixe um comentário

