Computação Forense


Gosto muito de uma série de TV chamada CSI:Crime Scen Investigation, no Brasil CSI:Investigação Criminal que passa na Rede Record toda sexta-feira à noite. No seriado um grupo de cientistas forenses investiga a cena do crime em busca de evidencias que possam ajudar a solucioná-lo. Realmente é muito interessante o modo como eles conseguem solucionar crimes quase perfeitos.

Nos tele-jornais vejo que cada vez que a policia executa um mandato de busca e apreensão procura levar os computadores e mídias de armazenamento (CD, disquetes, pendrive, etc) . Aí entra em cena o perito criminal especializado em Computação Forense.

Este novo ramo da perícia cada vez mais se torna importante nas investigações criminais. Com a popularização da informática, tanto o cidadão comum quanto o marginal tem acesso as novas tecnologias. O figura do perito criminal colhendo impressões digitais da cena do crime, agora tem um componente a mais na busca pela verdade. A investigação digital é uma nova área a ser explorada pelos profissionais de informática, ampliando com isso o mercado de trabalho.

Tenho visto com muito interesse a evolução da computação forense e por isso separei alguns link´s para quem quiser saber mais sobre o assunto.

Matéria no site Imasters

Departamento de Polícia Técnica da Bahia

Anúncios

Uma resposta para “Computação Forense

  1. olá. Estou fazendo meu tcc sibre computação forense. Você poderia me enviar algum artigo seu ou trabalho que possa ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s