O bom e velho MS-DOS


Não sei se esta dica vai ajudar alguém, mas de qualquer forma vou postar aqui no blog, pois este procedimento já me salvou algumas vezes. Todo mundo que trabalha com impressoras matriciais já enfrentou em algum momento problemas durante a impressão de relatórios enormes com mais de 200 páginas por exemplo. Imagine a cena, você está imprimindo um relatório enorme e sem mais nem menos a impressora emperra o papel e você tem que desligar a bendita ou então cancelar a impressão, aí vem o problema :

Imprimir tudo de novo ?

E o tempo ?

E o desperdicio de papel ?

O que fazer neste caso ?

A maioria dos programas que utilizam impressoras matriciais tem uma opção para imprimir em arquivo, seja no formato TXT ou PRN. Vamos supor que você esteja imprimindo um relatório de 100 páginas e lá pela página 48 o papel emperra. Desligue a impressora e cancele a fila de impressão. Vá até o programa, mande imprimir o relatório em um arquivo qualquer, por exemplo, RELATO.TXT. Clique no botão iniciar e no menu escolha Executar, digite o comando CMD para chamar o prompt do MS-DOS. Localize o arquivo que você gerou no programa, um bom comando para isso é o dir/s relato.txt. Depois de localizar o arquivo use o comando EDIT relato.txt para editá-lo. Selecione todas as linhas usando a tecla SHIFT + SETA PARA BAIXO, faça isso até chegar na página que ficou emperrada, no nosso caso 48. Pressione a tecla DELETE para apagar todas as linhas deixando apenas da página 48 em diante.

Salve o arquivo com outro nome, por exemplo NOVO.TXT. Agora para imprimir digite o comando TYPE  NOVO.TXT > PRN ou então TYPE NOVO.TXT > LPT1

Agora é só esperar o termino da impressão. Sem traumas e nem desperdicio de papel. As árvores agradecem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s