O poder da informação


Compartilhar Conhecimento

Não gosto muito de escrever sobre coisas obvias, mas há momentos que mesmo o óbvio parece novidade. Todo mundo sabe que conhecimento é poder, e que o poder pode em alguns casos ser mal utilizado.

Partindo deste princípio podemos concluir que centralizar o conhecimento em apenas uma pessoa é o mesmo que entregar todo o poder à ela. Mas o que ocorre então quando esta pessoa que detém o conhecimento (poder) resolve não mais colaborar com o resto do grupo e resolve então “partir” deixando todos à ver navios. Péssimo não é ?

Mas parece que algumas empresas ainda não perceberam isso, principalmente no que diz respeito à informática e tecnologia. Hoje qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande utiliza-se de sistemas informatizados para tomada de decisões, que incluem desde a compra de produtos e serviços até investimentos financeiros, passando pela contabilidade e pelo controle de estoque.

Até aí problema nenhum, os sistemas de gestão servem para isso, auxiliam o empresário na dificil tarefa de administrar a empresa. O problema começa justamente na implantação destes sistemas. Quando a empresa decide centralizar todo o conhecimento sobre o sistema em apenas uma pessoa (leia-se Gerente de TI) acaba ficando “refém” deste “ser” que se acha o “dono da cocada-preta”. E depois de ter dominado todos os processos, cobra caro sua permanência na empresa.

Criar formas para democratizar o conhecimento dentro do próprio setor de informática é extremamente importante, pois desta forma qualquer colaborador do setor poderá atuar na solução de problemas sem que haja perdas para a empresa.

Esta atitude deveria partir dos próprios gerentes de TI, pois com essa política, sobra tempo para inovar e também melhorar as tecnologias existentes.

Infelizmente alguns acham que ao ensinar ou compartilhar o conhecimento correm o risco de serem demitidos e “trocados” por aquele funcionário que ganha menos.

Anúncios

Uma resposta para “O poder da informação

  1. Realmente é uma das coisas que mais me intristece é ver que companheiros de profissão guardão seus conhecimentos a sete chaves, mais adoram pedir ajuda !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s