Viagem a Lavras – Parte 2


Continuando minha saga no primeiro encontro presencial da pós-graduação, hoje vou falar sobre o primeiro dia de aula (04/03)  no CENTRO DE TREINAMENTO da UFLA.

Acordei cedo (6:30 hs) e fui tomar um banho, escovar os dentes, fazer a barba, etc. Me vesti e fui tomar café da manhã no restaurante ao lado do hotel. Ao terminar voltei ao quarto e peguei algumas apostilas do curso e fui até o local onde seriam realizadas as aulas presenciais da pós. Ao chegar no local fui recepcionado por uma senhorita que sorridente me entregou minha credencial e um pasta contendo um bloco de anotações, o cronograma de atividades e uma folha contendo informações sobre o curso.

Entrei na sala e logo fui tentando reconhecer alguns colegas de curso. Devo lembrar ao leitor deste blog que o este curso é a distância e este era o primeiro encontro presencial da turma. É incrível como algumas pessoas são familiares, mesmo neste caso em que não conhecia ninguém pessoalmente.

A aula então começou, nosso professor o Sr. André Zambalde, ministra as aulas de “Computador Ferramenta” , ele se apresentou, apresentou a Universidade e pediu desculpas pela ausência do professor Rêmulo Maia Alves que é o coordenador do nosso curso.  Após a apresentação o professor falou sobre as premissas da informática em educação. Ele disse uma coisa que achei extremamente importante, “Nunca coloque a mão no computador de seu aluno”, ou seja, não tire dele a oportunidade de aprender sozinho.

Depois disso fizemos um exercícios meio estranho, pelo jeito era pra ser feito no computador, mas ele nos pediu para fazê-lo na folha mesmo, eram situações como criar pastas, renomear arquivos, copiar e colar, pense em fazer isso sem usar um computador.

Tivemos um pequeno intervalo as 09:30 hs e continuamos a fazer alguns exercícios depois, estes exercícios eram uma espécie de revisão para a avaliação que seria feita na sexta-feira (07/03).

As 12:00 hs fomos almoçar, o prefessor André nos deu uma dica bastante útil. Fomos almoçar no RU (Restaurante Universitário) que fica a poucos metros do campus histórico da UFLA. Um boa refeição por apenas R$ 2,00.

As 13:00 hs fomos direto para o laboratório de informática onde colocamos em prática os exercícios realizados pela manhã.

As 18:00 hs as atividades do dia terminaram, voltei ao hotel e a noite fui assistir um jogo de futebol na TV e tomar um cervejinha, afinal ninguém é de ferro.

No próximo post, vou contar sobre o que aconteceu no segundo dia do encontro presencial. Aguardem…

Deixe uma resposta

