Profissionais de TI precisam estudar comunicação


Acabei de ler um artigo genial no blog Magaiver, sobre a comunicação entre técnicos e leigos dentro das empresas.

Quando comecei a trabalhar com informática (12 anos atrás) as empresas tinham poucos equipamentos de informática e a maioria deles estavam concentrados dentro do C.P.D (Central de Processamento de Dados), todo o trabalho relacionado a informática era realizado dentro deste setor pelo digitador que era o responsável por “alimentar” o sistema com os dados. Hoje praticamente cada setor da empresa tem pelo menos um computador e uma impressora, cada usuário é responsável pela operação do módulo do sistema referentes ao seu departamento. Este mesmo usuário agora também usa o computador em casa, ou seja, tem contato freqüente com a tecnologia. Mesmo assim ao menor sinal de problema, liga imediatamente para o departamento de informática solicitando a presença de um técnico.

Muitos destes problemas poderiam ser resolvidos pelo telefone de forma rápida sem que o técnico tivesse que se deslocar até o local. Muito mais do que falta de conhecimento técnico, acredito que isso seja fruto de uma certa “preguiça” de pensar que a maioria das pessoas tem. O desinteresse em aprender algo novo, em explorar a própria capacidade intelectual, prejudica não só o usuário, mas a empresa como um todo. Cada minuto em que o funcionário fica parado esperando a chegada do técnico a empresa perde em produtividade.

No artigo que li, Eduardo Fernandes fala em ministrar pequenas conferencias de 30 minutos sobre temas básicos de informática e outros assuntos. Como sou um “educacionista” acredito que esta seja uma solução barata e eficaz, este tipo de palestra procura tornar o usuário mais independente do suporte, ficando desta forma o mínimo de tempo parado. Para o departamento de informática esta medida também traz beneficios, pois deixa mais tempo para que analistas e técnicos possam investir seu conhecimento em melhorias tecnológicas para a empresa.

Quem quiser ler o artigo na integra basta clicar aqui.

2 Respostas para “Profissionais de TI precisam estudar comunicação

  1. Wendell, esta empresa do exemplo é pública ou privada. Não sou preconceituoso, mas alguns colaboradores do setor público tem tendência a serem mais preguiçosos mesmo…

  2. Thiago,

    No geral todo ser humano tem essa tendência. Estamos acostumados a nos acomodar sempre que a situação se mostra confortável. Isso acontece tanto no serviço público quanto nas empresas privadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s