Profissionais de TI precisam estudar comunicação


Acabei de ler um artigo genial no blog Magaiver, sobre a comunicação entre técnicos e leigos dentro das empresas.

Quando comecei a trabalhar com informática (12 anos atrás) as empresas tinham poucos equipamentos de informática e a maioria deles estavam concentrados dentro do C.P.D (Central de Processamento de Dados), todo o trabalho relacionado a informática era realizado dentro deste setor pelo digitador que era o responsável por “alimentar” o sistema com os dados. Hoje praticamente cada setor da empresa tem pelo menos um computador e uma impressora, cada usuário é responsável pela operação do módulo do sistema referentes ao seu departamento. Este mesmo usuário agora também usa o computador em casa, ou seja, tem contato freqüente com a tecnologia. Mesmo assim ao menor sinal de problema, liga imediatamente para o departamento de informática solicitando a presença de um técnico.

Muitos destes problemas poderiam ser resolvidos pelo telefone de forma rápida sem que o técnico tivesse que se deslocar até o local. Muito mais do que falta de conhecimento técnico, acredito que isso seja fruto de uma certa “preguiça” de pensar que a maioria das pessoas tem. O desinteresse em aprender algo novo, em explorar a própria capacidade intelectual, prejudica não só o usuário, mas a empresa como um todo. Cada minuto em que o funcionário fica parado esperando a chegada do técnico a empresa perde em produtividade.

No artigo que li, Eduardo Fernandes fala em ministrar pequenas conferencias de 30 minutos sobre temas básicos de informática e outros assuntos. Como sou um “educacionista” acredito que esta seja uma solução barata e eficaz, este tipo de palestra procura tornar o usuário mais independente do suporte, ficando desta forma o mínimo de tempo parado. Para o departamento de informática esta medida também traz beneficios, pois deixa mais tempo para que analistas e técnicos possam investir seu conhecimento em melhorias tecnológicas para a empresa.

Quem quiser ler o artigo na integra basta clicar aqui.

2 Respostas para “Profissionais de TI precisam estudar comunicação

  1. Wendell, esta empresa do exemplo é pública ou privada. Não sou preconceituoso, mas alguns colaboradores do setor público tem tendência a serem mais preguiçosos mesmo…

  2. Thiago,

    No geral todo ser humano tem essa tendência. Estamos acostumados a nos acomodar sempre que a situação se mostra confortável. Isso acontece tanto no serviço público quanto nas empresas privadas.

Deixe uma resposta para Wendell Cancelar resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s