Dia da Educação


Segundo a wikipédia a Educação engloba ensinar e aprender. Através de pesquisas descobriu-se que o aprendemos muito mais na condição de mestre do que quando estamos na condição de aprendiz. É um fato curioso mas verídico, digo isso com conhecimento de causa, pois na maioria das vezes em que realmente aprendi algo, foi na condição de professor. Sempre que tinha algo a ensinar procurava pesquisar profundamente o assunto e preparar a aula com um conteúdo que fosse ao mesmo tempo interessante e divertido. Durante este processo sempre aprendia um pouco mais sobre o assunto, não sou um grande estudioso no assunto, mas penso que isso vai de encontro as idéias do Construtivismo.

Não creio que exista uma “receita pronta” para solucionar os problemas de educação em nosso país, mas acredito que um bom começo seria repensar a forma como os alunos estão sendo ensinados nas escolas.

É preciso implantar um modelo que faça com a que a aprendizagem seja um processo evolutivo e colaborativo, entre Professor-Aluno e Aluno-Aluno. Os benefícios desta metodologia não serão sentidos apenas no âmbito escolar mas na sociedade como um todo.

Democratizar a educação não quer dizer massificar a educação, da mesma forma que informatizar as escolas não é a mesma coisa que instalar computadores nas escolas. É preciso que seja levada em consideração as diferenças culturais e sociais que um pais continental como o nosso apresenta, as escolas precisam ter autonomia para implantar a metodologia que melhor se adequar a sua realidade, os professores precisam ser melhor remunerados e qualificados para as novas tecnologias que se apresentam cada vez mais atraentes fora das escolas (televisão, computador, etc).

Grandes avanços foram feitos no sentido de combater o analfabetismo e a evasão escolar. Mas é necessário formar as crianças e jovens para serem cidadãos e não apenas eleitores. Tenho visto muitas iniciativas (governamentais ou não) isoladas mas é preciso que a prioridade se elevada a ambito nacional, a educação não pode ser mais negligênciada e colocada em segundo plano. É preciso que seja uma politica de Estado e não de governo.

Uma resposta para “Dia da Educação

  1. Bom dia Wendel!
    Muito bom teu blog!!Já vou anexá-lo ao meu!hehe!!
    Quanto ao teu post, concordo plenamente quando diz que aprendemos muito mais quando ensinamos, e acredito que tenha sido esse tipo de atitude que tenha me ingressado nessa profissão[^^!]pois desde que me entendo de mim mesma era monitora de algumas disciplinas no colégio, daí já viu né?!
    =D
    Abraços, bom domingo e sucesso com o blog!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s