Ajustando alinhamento na impressora Epson LX-300+


A impressora matricial Epson LX-300+ é bastante utilizada em empresas de diversos segmentos. Aqui no hospital onde trabalho existem impressoras deste modelo em vários setores, imprimindo os mais variados tipos de documentos e relatórios. No laboratório de análises clinicas elas tem a tarefa de imprimir os exames dos pacientes, mas as vezes apresentam problemas quanto ao alinhamento da impressão. Para resolver este problema é preciso configurar a impressora usando seu próprio painel frontal. Neste post vou explicar como fazer isso de forma mais simples possível, então vamos lá:

1º Passo

Desligue a impressora

2º Passo

Pressione o botão Pause e sem soltá-lo ligue a impressora

3º Passo

A impressora irá imprimir uma folha contendo instruções em vários idiomas (inclusive português)

4º Passo

A impressora irá imprimir também uma especie de gabarito onde serão mostrados números de 1 a 25 e seus respectivos códigos representados por 3 leds

5º Passo

Uma última folha será impressa mostrando diversos tipos de alinhamento numerados de 1 a 25

6º Passo

Escolha o melhor alinhamento possivel dentre as 25 opções disponiveis e anote o número

7º Passo

Agora procure no gabarito o número que você anotou e veja como estão os leds

8º Passo

Para que os leds possam ficar de acordo com o gabarito que você escolheu, pressione as teclas LF/FF e Load/Eject até que eles fiquem iguais ao exemplo que está na folha.

9º Passo

Pronto, agora é só pressionar a tecla Tear Off para finalizar a escolha da configuração

10º Passo

A impressora irá imprimir uma nova folha contendo os 25 tipos de alinhamento e repita os passos 6, 7, 8 e 9.

Espero que esta dica possa ajudar outras pessoas,

Um abraço a todos,

38 Respostas para “Ajustando alinhamento na impressora Epson LX-300+

  1. Caro amigo necessito efetuar instalaç~/ao de impressora Epson LX 300 vc pode me dar os passos para tal instalação. Dede já obrigado

  2. Para fazer a instalação da impressora LX-300+ é preciso antes fazer o download do drivers de instalação que pode ser encontrado aqui http://www.suporte-epson.com.br/

  3. Boa Dica! E para as imprressoras que não possuem o botão TEAR OFF/ON ou seja o que permite saltar um pouco a folha para que se possa cortá-la, existe nesta mesma configuração o acionamento o TEAR ON. Desta forma, sempre que a impressora imprimir, ela irá AUTOMATICAMENTE avançar um pouco para que vc possa destacar o papel, voltando sozinha para o inicio da folha seguinte ao se iniciar a próxima impressao…

  4. não funcionou comigo. nada aconteceu😦

  5. Valeu mesmo, a minha impressora estava imprimindo com caracteres imperfeitos, deu certo !!!!OK

  6. Pra mim nao deu certo ela imprime o alinhamento que quero mas nao salva… os caracteres estao imperfeitos tipo cortando as palavras ao meio, da uma força ae!

    vlwww😀

  7. No meu caso tenho uma lx300 matricial de notas fiscais, não tenho papel ideal para impressão, pois não posso gastar as folhas das notas.
    Alguem tem alguma dica? será que existe algum papel “furado” dos lados do tamanho maior que uma folha a4?

  8. parabens pelo tópico, resolveu meu problema!!

    muito obrigado amigo.

  9. Oi, sou militar, temos uma impressora dessa LX 300+, temos um programa e que temos q imprimir um arquivo, não lembro o nome no momento e ele precisa ser impresso no Win XP, só q somente o documento q precisamos não imprime no XP, axamos q seja o sistema… Segundo o Maj é apenas o ajuste da configuração da impressora, jah q ela imprime outras coisas, pode muito bm imprimir esse outro arquivo

    • Olá Aline,

      As impressoras matriciais geralmente imprimem melhor arquivos de texto (TXT). Mas quando instaladas no sistema operacional Windows elas também podem imprimir documentos do Word, Excel, etc. Não com a mesma qualidade das impressoras jato de tinta ou laser, mas imprimem.

  10. BOM DIA…ESTOU COM PROBLEMAS AO IMPRIMIR COM A LX-300.
    ESTOU UTILIZANDO PAPEL CONTINUO 140X240, MAIS QUANDO MANDO IMPRIMIR, A IMPRESSORA ALÉM DE IMPRIMIR SEM MARGEM ABAIXO, OU SEJA, ELA VAI ATÉ O FIM DA FOLHA, AINDA PULA PARA A TERCEIRA FOLHA, ASSIM TERMINANDO DE IMPRIMIR O DOCUMENTO DA 1ª NA 3ª FOLHA.
    TENTEI CONFIGURAR O TAMANHO DO PAPEL, MAIS NÃO APARECE, SOMENTE CARTA, A4, ETC.
    TENTEI CRIAR UM PAPEL PERSONALIZADO, MAIS ESSE TAMBÉM NÃO APARECE NAS OPÇÕES DE IMPRESSÃO PARA QUE EU POSSA ESCOLHE-LO. MEU PC ESTÁ COM WINDOWSXP SP2.
    SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR, FICARIA MUITO GRATO.
    OBRIGADO.

  11. Qual a melhor configuração par imprimir arquivos em pdf, abraços.

  12. Como faço para mudar a fonte da impressora epson lx-300+.
    Agradeço antecipadamente.

    Eduardo Ramos

    • Segure os botões Font e Pause por 3 segundos. A impressora irá começar a apitar e a led do Pause ficará piscando. Vá pressionando o botão Font para mudar a fonte, após escolher pressionar o botão Pause novamnte e pronto.

  13. Boa noite eu estou a dias tentando alinhar as cabeças de impressão da EPSON CX7300 e tá difìcil, vou tentar da mesma maneira como vc explicou para a outra impressora…mas se tiver uma outra dica .. Dá uma força obrigado e passar bem!!

  14. Parabéns, pelo tópico, de grande utilidade.

  15. Bom dia… tenho uma impressora LX300 que puxa o papel imprime um pouquinho (umas 4 ou 5 linhas) e passa o papel p o meio da página parando ali, o que devo fazer p resolver?

  16. putz, quem tem dedos vai à roma!!
    valeu mesmo hein cara: RESOLVEU MEU PROBLEMA!!

  17. Minha impressora não esta alinhada, corretamente
    eu uso o programa da empresa em meio formulário, o primeiro sai certo do segundo em diante sai desordenado. o que faço?

  18. Tenho uma impressora Epson LQ-570+ ligada a um pc com windows vista. A impressão é absurdamente lenta (aprox. 20 minutos cada página de texto). Fui orientada a instalá-la com outro nome (epson lq 590), mas a impressão fica completamente distorcida, praticamente ilegível.
    No site do fabricante não encontrei nada que solucionasse o problema.
    Por favor, me informe se há alguma solução.
    Obrigada
    Flávia

  19. aaaaaaa so pobremas

  20. Não deu certo, nada aconteceu!

  21. Boa Noite, tenho o mesmo problema que o Fabiano acima, não consigo fazer com que a impressora pare no final onde pretendo que para, já tentei ajustar o tamanho do papel no word mas nào consigo mesmo. Como devo proceder.

    Abs,

  22. Luiz Hideo Yamamoto

    Olá, bom dia a todos!!!
    Bem, eu tenho uma dúvida, quanto à impressora Epson LX-300+II. Na hora de trocar a fita, a impressora travou e ao tirar a fita, percebi que a mesma estava com defeito, fazendo com que a impressora travasse.
    A partir de então, na hora de imprimir, as letras tanto do holerite, folha de pagamento, estão imprimindo com falhas na parte baixa de cada texto. Tem como arrumar este problema, ou terei que levar até uma assistência técnica??
    Obrigado e tenham um bom dia!

  23. ESTOU COM UMA IMPRESSORA LX-300 + II,QUERO QUE ELA IMPRIMA OS CUPONS DE NOTA FISCAL,MAS ELA SAI TODA DESCONFIGURADA

  24. minha impressora passa duas folha para depis imprimir
    meu documento

  25. minha impressora epsonlx300= passa duas folha para depois imprimir
    meu documento

  26. Olha pessoal talvez eu possa ajudar
    nao eh bem apertar os botoes dah configuraçao para cada impressora ah um botao diferente para ser pressionado ..
    qualquer duvida me add no msn rh-souza@hotmail.com
    talvez possa ajudar vcs ..
    vlw .

  27. gentee eu trabalho com uma impressora epson lx 300,mas não consigo alinhar ela! já tentei os passos ai acima,mas não consegui alguem ai pode me ajudar! desde já muito obrigado…qualquer coisa me add ai no msn,quem puder me ajudar: luciana_inacio_@hotmail.com

  28. como faço para aumentar o tamanho das letras na minha matricial lx300 epson,grato aguardo.

  29. MINHA IMPRESSORA NÃO IMPRIME E DEVOLVE O PAPEL.

  30. Tenho uma impressora LX300+ e não consigo imprimir contra cheque, o que faço.

  31. Alguém por favor me ajude a trocar a fita da impressora epson lx 300+.
    agradeço desde já!!

  32. Ótima sua dica valeu obrigada

  33. Por Favor me ajudem, preciso ajustar a impressao de paginas da Internet na Lx300 + II pois imprimi em letras grandes no papel continuo não dá pra ler nada as tras ficam grandes e juntas tipo lupa

  34. Sou praticamente obrigado a agradecer, pois salvou a vida de um técnico e uma placa lógica já condenada por outro “técnico”. Penso que antes de condenar ao menos pesquise bem antes. Valeu

Deixe uma resposta

