Maratona da Educação Parte II


Na semana passada ( 13 a 15/08 ) estive novamente em Lavras-MG. Foi o segundo encontro presencial da pós-graduação que estou fazendo. Foram dias agitados e um pouco tensos devido a apresentação que faríamos na quinta-feira ( 14/08 ).

No dia 13/08 ( quarta-feira ) tivemos pela manhã uma aula sobre metodologia do ensino superior, uma disciplina que a principio não gostei muito, mas após assistir a aula do professor Lucimar Leão Silveira, fiquei muito empolgado e não vejo a hora de colocar em prática tudo o que aprendi.

No período da tarde fomos avaliados na disciplina computador tutelado, uma parte do grupo foi encaminhada para o laboratório de informática para realizar a avaliação prática na linguagem LOGO, e a outra parte do grupo ficou no anfiteatro escrevendo um dissertação sobre 3 temas relacionados a disciplina.

Ao terminar a avaliação prática cada grupo se encaminhava para a avaliação teórica e vice-versa.

No dia 14/08 ( quinta-feira ) era o dia da apresentação oral da monografia, no dia anterior recebemos um cronograma contendo informações sobre hora, local, tema e o nome dos professores que iriam compor a banca examinadora. A minha apresentação ocorreu às 10:00 hs da manhã no LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos). O tema da minha monografia é “O uso educacional do software livre nas escolas públicas brasileiras”, o tempo foi curto (apenas 10 minutos) para falar sobre o tema, mas acredito que me saí bem durante a apresentação, não fiquei nervoso e falei com bastante propriedade sobre o assunto.

Painel da apresentação da monografia

Painel para apresentação da monografia

No final os professores fizeram suas considerações sobre o trabalho e apontaram alguns erros que devem ser corrigidos na versão final do artigo.

 

No dia 15/08 (sexta-feita) tivemos pela manhã aula sobre gestão escolar, alguns de nós foram convidados a apresentar o trabalho que havíamos feito sobre softwares de gestão escolar. Eu fui o primeiro a realizar a apresentação que foi sobre o software chamado Schooltool. A tarde tivemos mais uma avaliação, sobre a disciplina chamada computador tutor e assim concluímos o segundo (e último encontro) presencial.

 

Apresentação Schooltool

Apresentação Schooltool

Confesso que fiquei um pouco preocupado, pois considero está especialização muito importante para minha carreira, mas acredito que consegui alcançar meu objetivo e somei alguns kilometros a mais na minha jornada educacional. Estes encontros também serviram para interagir com várias pessoas de diversos lugares diferentes e ver como cada realidade tem suas particularidades e como podemos ajudar uns aos outros a superar dificuldades.

 

Deixe uma resposta

