Perdi todos os meus arquivos e agora ?


Há algum tempo atrás, um antigo colega da faculdade me ligou e solicitou ajuda para resolver um problema. Um engenheiro havia levado um computador para que ele reinstalasse o sistema operacional, que neste caso era o Windows XP. No disco rígido do compuador havia duas partições, ou seja, o disco estava dividido em duas partes, o sistema operacional e os programas ficavam na partição C e os arquivos ficavam na partição D, meu amigo então reinstalou o sistema operacional na partição C, mas por algum motivo que desconheço até hoje depois da instalação o sistema operacional não reconhecia mais a partição D, era como se ela simplesmente tivesse desaparecido (mistério). Ele então entrou em pânico, pois não havia feito backup (cópia de segurança) dos arquivos que estavam na partição D.

Após várias tentativas de recuperar os arquivos ele me ligou. Foi então que ao pesquisar muito sobre o assunto, me deparei com um artigo do site Guia do Hardware do Carlos Morimoto sobre assunto. Ele falava sobre um software livre chamado TestDisk que era capaz de não só mostrar as partições existentes no disco rígido com também recuperar arquivos contidos nestas partições, mesmo que eles tivessem sido formatadas (apagadas). O programa funciona em diversos sistemas operacionais (inclusive windows) e acompanha várias distribuições do GNU/Linux como por exemplo o Ubuntu.

Liguei para o meu amigo e pedi para ele trazer o disco rígido para que eu pudesse verificar o problema. Ele atendeu meu pedido e então realizei o seguinte procedimento:

1) Fiz o downlaod do programa TestDisk e o instalei em meu computador;

2) Instalei o disco do meu amigo no meu computador e o configurei para seu meu segundo disco;

3) Iniciei o programa TestDisk e selecionei o segundo disco para que fosse verificado;

4) O programa detectou não só a partição “desaparecida” como também os arquivos contidos nela;

5) Recuperei todos os arquivos e os copiei para o meu computador, gravando-os posteriormente em um CD.

Não preciso nem dizer o quanto meu amigo ficou feliz com isso, pois os arquivos eram extremamente importantes para o tal engenheiro. Acredito que algumas pessoas que irão ler este artigo podem estar com o mesmo problema, então essa é a minha dica , tomara que funcione com vocês também.

TestDisk

TestDisk

Uma resposta para “Perdi todos os meus arquivos e agora ?

  1. Sebastian Matheus Rodrigues Bevilaqua

    Muito Obrigado meu amigo, o meu irmão fez a mesma coisa da história mencionada ele formatou o outra partição do meu pc sumiu! agora eu estou recuperando meus arquivos muito obrigado! BOM DIA! tenha um ótimo fim de semana!🙂

Deixe uma resposta

