Ensinando Modelagem de Dados com brModelo


Atualmente estou ensinando a disciplina de banco de dados para meus alunos no CEPA. Durante as aulas sobre o Modelo Conceitual e o DER  (Diagrama Entidade-Relacionamento) estou utilizando um software chamado Dia para criação dos modelos conceituais.  Pesquisando na Web econtrei um software chamado brModelo. Este software faz parte do CyanCD que já citei aqui no blog, e traz algumas vantagens que considero importantes para um software de cunho educativo como ele.

Em primeiro lugar o programa é distribuiío livremente através de licença GNU/GPL, isto o torna acessível e elimina os custos com a aquisição de licenças de software proprietários similares. Outro ponto importante que pude observar é que o software é pequeno (cerca de 519 Kb) e pode executado diretamente pelo arquivo brModelo.exe.

O brModelo foi desenvolvido por Carlos Henrique Cândido sob orientação do professor Dr. Ronaldo dos Santos Mello e fez parte da monografia de seu criador. Parabéns a ele pela iniciativa !

4 Respostas para “Ensinando Modelagem de Dados com brModelo

  1. Muito bom seu blog cara… até tirei uma dúvida por ele… rsrsr, valeu… Boa sorte! 2008/noturno.

  2. Olá Wendell,

    Legal a dica. Faltou só o link para o brModelo, né?😉 Segue aí: http://sis4.com/brModelo/Default.aspx. Ah, e ele funciona perfeitamente no Wine, portanto, também pode ser utilizado no GNU/Linux além do Windows.

    Um abraço e até mais.

  3. gostaria de aprender mais sobre esse programa.

  4. Não, ele não roda no GNU/Linux, tive que instalar o Wine para rodá-lo. Desconheço um link que seja executável no linux, tentei vários para meu mint mas não encontrei.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s