Batismo Digital no FLISOL 2009


Na chamada “Sociedade da Informação” vivemos uma realidade onde a informática se faz presente em quase todas as atividades do dia-a-dia. Infelizmente o acesso as TIC´s (Tecnologias da Informação e Comunicação) ainda é pequeno. É pensando nestes “excluídos digitais” que foi criado o Batismo Digital.

Esta iniciativa “GRATUITA” tem como principal objetivo permitir que pessoas que têm pouco ou nenhum acesso ao computador e internet sejam “batizadas”, ou em outras palavras, iniciadas no mundo digital. No Batismo Digital o computador é apresentado a pessoas que talvez, não tenham a mínima familiaridade com o computador e suas ferramentas, e portanto, poderão ter dúvidas primárias, como manusear o mouse, sua função, navegador que permite acesso à internet, etc.

O Batismo Digital foi um grande sucesso na Campus Party Colômbia, que ocorreu em junho de 2008, “batizando” cerca de 8.000 pessoas. Em outubro, na CP Iberoamerica, em El Salvador, foram mais 2.500 beneficiados. Este ano ele também ocorreu no Campus Party em São Paulo e foi notícia nos principais meios de comunicação.

Destinado a crinças, idosos, pais de família, jovens e demais interessados, o Batismo Digital acontecerá em três modalidades:

Batizado 1.0 – CONHECER. Indicada àqueles que desejam ter o primeiro contato com o computador, essa modalidade oferece aos participantes noções básicas de como usar o computador para navegação na internet.

Batizado 2.0 – DOMINAR.  Esse modo é indicado àqueles que já conhecem a web, navegam com facilidade e agora desejam exercitar sua cidadania através da internet e criar conteudo através de ferramentas de produtividade, tais como Orkut, MySpace, Facebook, wikis, blogs, microblogs e salas de bate-papo.

Batizado 3.0 – COLABORAR. Emergindo a partir de uma nova concepção do Batismo Digital, o batizado 3.0 é indicado aqueles que desejam conhecer o valor da colaboração e aprender a colaborar.

Este ano o Batismo Digital irá ocorrer também durante o FLISOL 2009 (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) na FATESG em Goiânia-GO, trazendo para a cidade um evento que tem por característica ser referência em inclusão digital.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s