12 Dicas de como criar uma interface de sucesso


Durante meu curso de graduação, em uma das disciplinas chamada: Interface Homem-Máquina o professor disse uma vez que uma boa interface é aquela que diminui a carga de memória do usuário. Fiquei com aquelas palavras na cabeça até hoje.

Hoje durante minha leitura diária do blog do Magaiver, vi um artigo sobre dicas de como criar uma interface de sucesso. 8 delas foram retiradas do blog UsabilityPost e 4 foram dicas do próprio Eduardo Fernandes. Confiram comigo no REPLAY. Um interface de sucesso tem que ser:

  1. Clara;
  2. Consisa;
  3. Familiar – Pode inovar, mas não a ponto de deixar de se comunicar;
  4. Responsiva – Dá retorno ao usuário: “80% downloading, terminei de baixar”, etc;
  5. Consistente – Manter um visual parecido em todo o site ou aplicativo;
  6. Atraente;
  7. Eficiente;
  8. Tolerante – Ajuda o usuário quando ele comete um erro (exemplo: “Ctrl+Z, desfazer”);
  9. Humana – Como as mensagens de erro do Twitter. Precisa parecer que há gente criando aquilo. Não precisa ser gente prolixa, mas humana;
  10. Contextual – As opções só aparecem quando precisamos delas;
  11. Adaptáveis – Se sou um usuário experiente, quero fazer meus próprios menus, com tudo à mão;
  12. Dispensáveis – Não chamam atenção e permitem que me concentre naquilo que estou fazendo. De preferência, em modo fullscreen.
Deixe um comentário

