Hackeando a Educação


Segundo a Wikipédia, originalmente e para certos programadores, o termo hacker é usado para os indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.

Há uma certa controvérsia em relação ao termo, mas acho que a definição correta é a descrita anteriormente.

Pensando nisso acho que o termo pode ser aplicado não só ao mundo da informática, mas a qualquer área em que existam indivíduos dispostos a modificar algo, seja desenvolvendo novas funcionalidades, seja adaptando as antigas, ou seja, procurando sempre melhorar o “sistema” vigente.

A chamada “cultura hacker” possui um código de ética que define as ações, em termos gerais um hacker acredita que ao compartilhar suas experiências e seu conhecimento estão de alguma forma colaborando para o bem da humanidade. “A informação deve ser livre” Neste contexto, o professor pode e deve se tornar um “hacker”, no sentido de pesquisar e estudar novas possibilidades para a educação, modificar sua forma de lecionar e aperfeiçoar os projetos pedagógicos para que estes possam utilizar as novas tecnologias. Depois ele deve compartilhar suas experiências com outros professores e juntos encontrar o melhor caminho para utilizá-las em sala de aula.

E é aí que o professor “hacker” ganha um grande aliado, o “Software Livre” principalmente aquele utilizado na educação, pode ser uma grande ferramenta pedagógica nas mãos deste professor.

E o que nós podemos fazer? Acredito que quanto mais a comunidade SL brasileira se aproximar dos professores e educadores, melhor será a compreensão deles sobre os beneficios de se utilizar a informática na educação e ainda melhor, sem deixar de ser LIVRE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s