Kturtle no Ubuntu


Como diz aquele velho ditado popular: “A necessidade faz o sapo pular”. Neste caso ela fez a “tartaruga andar”. Neste semestre fiquei responsável pela disciplina de Noções de programação que é parte integrante do curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática no IFG campus Inhumas. Quando fiquei sabendo que iria ministrar a disciplina, a primeira idéia que tive foi usar a linguagem Logo para ensinar as primeiras noções de programação aos meus alunos. Mas queria usar software livre para esta tarefa, mas o kturtle estava em inglês e até esta momento em que escrevo este post, eu não fazia a menor idéia de como traduzi-lo para o português do Brasil.
Acabo de fazer isso no meu netbook e resolvi compartilhar com todos os leitores deste blog a solução, vamos lá:

1.º Passo – Instalar o kturtle no Ubuntu

sudo apt-get install kturtle

2.º Passo – Instalar o pacote de idiomas do kde

sudo apt-get install language-pack-kde-pt

3.º Passo – Abrir o programa e alterar a linguagem de script

Clique no menu Configurações e escolha a opção Linguagem dos scripts – Português (pt_BR)

2 Respostas para “Kturtle no Ubuntu

Deixe uma resposta

