Retrospectiva 2010


Agora faltam alguns minutos para 2011 e resolvi escrever este post para relembrar os acontecimento de 2010 e deixar registrado aqui, o meus sucessos e fracassos. Não quero com isso expor minha vida pessoal, mas armazenar uma memória que sirva para planejar melhor minhas ações futuras. Então lá vai…

Comecei o ano com o pé esquerdo, ou melhor dizendo, rim esquerdo. Amanheci com uma cólica renal no dia 1.º de janeiro de 2010 e fui parar no hospital. Passei alguns dias tomando remédios e fui melhorando, ainda bem que estava de férias e pude me recuperar sem maiores complicações.

Ainda em janeiro, durante minhas férias estive em Inhumas para fazer minha inscrição no processo seletivo para professor substituto no IFG. Foi a primeira vez que estive naquela cidade que mais tarde se tornaria minha segunda residência. Entreguei os documentos necessários e confesso que não fiquei muito animado, pois achei que não teria chance alguma, faltou auto-confiança. Também fiz a prova do primeiro concurso para professor efetivo do IFG-Anápolis. Fui desclassificado na primeira fase.

Voltei a trabalhar na Santa Casa de Anápolis, após o período de férias e aproveitei o fato de trabalhar no hospital para realizar alguns exames, por causa das cólicas de ano novo. Fiquei feliz em saber que nenhum problema havia sido detectado. Mas recebi várias recomendações médicas que estou tentando seguir.

Nos meses que se seguiram, recebi a notícia que tinha sido aprovado para a segunda fase do processo seletivo do IFG-Inhumas e deveria fazer uma avaliação didática naquela instituição. Estive lá, ministrei a aula e novamente não fiquei animado com resultado.

Enquanto isso, comecei a planejar com alguns amigos aqui de Anápolis, o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre 2010. Eram poucos, mas animados colaboradores.

Em março recebi a notícia que havia sido aprovado no processo seletivo para professor do IFG-Inhumas. No inicio minha reação foi de alegria, mas depois veio a preocupação com o futuro e a dúvida entre ficar na Santa Casa ou seguir em frente e atuar como professor (sonho antigo). Escolhi o IFG e encarei um novo desafio em minha vida. Confesso que no inicio achei que tinha feito uma grande burrada. Mas toquei em frente e procurei fazer o melhor trabalho possível. Fiz amigos e aprendi muito, talvez mais do que imaginei.

Em abril, depois de muito trabalho e certos momentos de tensão, finalmente conseguimos (Anapolivre) realizar com o apoio da prefeitura da cidade, o primeiro FLISOL anapolino. Para min foi um momento muito especial em que vi o poder de mobilização que o movimento software livre tem. Participei de mais um concurso para professor efetivo, desta vez para o IFG-Luziânia.

Em maio, durante uma conversa com uma amigo professor,  fiquei sabendo de um processo seletivo para o mestrado em ciência da computação na UFG e fiz minha inscrição. Minha maratona de concursos também continuou, fiz a prova para professor da UEG e me inscrevi no concurso do IFT-Porto Nacional. Enquanto isso planejava com alguns amigos de Inhumas, o primeiro Dia Debian naquela cidade.

Em junho fiz a prova de inglês do mestrado. Passei na primeira e segunda fases do concurso do IFG-Luziânia. Viajei para Palmas no Tocantins para fazer a prova do concurso do IFT, a prova foi em um domingo, no mesmo dia do jogo do Brasil x Costa do Marfin, e o pior de tudo, eu teria que estar em Goiânia no dia seguinte para a terceira fase do concurso do IFG-Luziânia.

Fiz a prova do IFT, assisti o jogo do Brasil e logo depois peguei o primeiro ônibus para Goiânia. Poucos minutos depois, o ônibus quebrou, desespero, preocupação e aflição. Consegui embarcar em outro ônibus, mas o mal já estava feito. Resultado: cheguei atrasado no IFG em Goiânia e fui desclassificado do concurso.

Em julho recebi duas ótimas notícias. A primeira foi a renovação do meu contrato como professor substituto no IFG-Inhumas. A segunda foi a aprovação no mestrado da UFG. Alguns dias de férias e pronto, voltei ao batente.

Em agosto voltei a trabalhar e iniciei minhas aulas no mestrado. Não foi fácil, tive que dividir minha semana em três cidades diferentes. Anápolis, Goiânia e Inhumas. Apesar disso ainda consegui ajudar na organização e realização do primeiro Dia Debian em Inhumas.

Em setembro, fiquei mais velho. Cheguei aos 36 anos e tomei um soco da vida. Percebi que minha dedicação ao mestrado era insuficiente e precisava estudar mais. Recebi o resultado do concurso do IFT e não fui aprovado. Mais uma decepção. Mesmo assim continuei a caminhada.

Em outubro minha preocupação com o mestrado continuava aumentando, não tinha tempo para estudar e tomei outro soco da vida.  Mesmo assim, com ajuda de vários colegas, procurei cumprir meu papel e fazer trabalhos de qualidade. Mas não isso não foi suficiente, em novembro fui reprovado na disciplina de PAA (Projeto e Análise de Algoritmos). Com este resultado, eu teria que fazer o processo seletivo novamente para continuar no mestrado. Juntei documentos, fiz a prova de inglês novamente, mas não obtive sucesso. Outra decepção.

Comecei o mês de dezembro meio desanimado, mas mesmo assim continuei me esforçando para fazer os trabalhos da outra disciplina do mestrado. Ainda não tive o resultado, mas sei que de qualquer forma, terei que começar tudo de novo. Do zero. Ajudei a organizar e participei do 7.º FGSL . Fechei o ano letivo e meu contrato foi renovado novamente no IFG-Inhumas. Fiz minha inscrição para um novo concurso do IFG-Luziânia.

Bem, foi isso, apesar dos problemas, tive muitos bons momentos, conheci novos amigos. Agradeço a Deus por me dar a oportunidade de continuar mais uma ano com meus filhos e minha esposa e peço a ele, coragem e sabedoria para o próximo ano.

Obrigado a todos e um ótimo 2011.

Deixe uma resposta

