Pandorga GNU/Linux é Tricampeão do Prêmio Ação Coletiva


Ontem (25/10) aconteceu em Brasília no centro de convenções Brasil 21 a abertura do 2.º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, evento realizado pelo Ministério do Planejamento, o Ministério das Cidades, a Secretaria de Relações Institucionais e a Telebrás e com o apoio do Portal do Software Público Brasileiro.

Este evento tem importância singular no cenário tecnologico brasileiro pois concentro em si outros eventos como:

– II Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os Municípios
– II Encontro Nacional de Qualidade de Software
– I Encontro de Governança em Tecnologia da Informação
– I Encontro Nacional de Dados Abertos
– Pré-Conferência Nacional de Governo Eletrônico

Durante a abertura do encontro também aconteceu a entrega do 5.º Prêmio Ação Coletiva, que tem como objetivo  reconhecer a participação da comunidade do Portal de Software Público Brasileiro na colaboração voluntária no desenvolvimento e aprimoramento dos softwares dentro do ambiente do Portal.

Este ano a distribuição Pandorga GNU/Linux  recebeu pela 3.ª vez o Prêmio Ação Coletiva e para minha felicidade o ganhador é este que vos escreve. Sinto-me honrado com a indicação e também com os votos de toda comunidade que me fizeram ganhar o prêmio.

O trabalho de desenvolver, manter e divulgar o Software Livre nem sempre é fácil e muitas vezes não tem o reconhecimento devido. A tarefa torna-se ainda mais difícil quando se trata de um Software Livre voltado a Educação, que em nosso país ainda é tratada com descaso e falta de investimentos.

Convencer professores de que a informática quando bem utilizada pode ser uma parceira muito forte no processo de ensino-aprendizagem, e que para que isso  ela deve ser livre, é uma tarefa complicada. Este professor que muitas vezes cumpre longas jornadas de trabalho mal remunerado, ainda não consegue enxergar nas TIC´s (Tecnologias da Informação e Comunicação) uma aliada no ofício de educar.

São comunidades como a do Pandorga GNU/Linux e SLEducacional, que agregam pessoas da TI e da Educação, que tornam esta tarefa mais eficiente e eficaz, mostrando aos professores o grande potencial pedagógico dos Softwares Livres Educacionais. E o fato do Pandorga ter sido novamente agraciado com o prêmio, é a prova disso.

Fiquei extremamente lisonjeado por ter sido o indicado deste ano e gostaria de usar este espaço para agradecer algumas pessoas.

Em primeiro lugar quero agradecer ao Rainer Kruger e sua esposa Francine pela indicação e pela simpatia e carinho com que me trataram ontem durante todo o dia em que estive com eles no evento. Fiquei muito feliz e conhece-los pessoalmente e dividir com eles a alegria do reconhecimento da comunidade.

Quero agradecer também a todos os amigos e amigas do movimento Software Livre em Goiás, que me proporcionaram a oportunidade de divulgar o Pandorga GNU/Linux  e o também o projeto SLEducacional.

Também quero fazer um agradecimento especial a minha família com a qual as vezes falto com a minha presença, por estar fora em eventos e trabalhos de divulgação do Software Livre e Educação.

Espero sinceramente que este prêmio sirva como exemplo a todos aqueles que acreditam em um ideal. Não desanimem pois uma hora ou outra seu trabalho será reconhecido.

Obrigado a todos pelo apoio e vamos continuar lutando por uma Educação melhor e livre para todos os brasileiros.

2 Respostas para “Pandorga GNU/Linux é Tricampeão do Prêmio Ação Coletiva

  1. Parabéns, sei o que é isto pois comecei esta caminhada junto ao Pandorga em 2009 mas, em 2010 colhi os frutos desta parceria.Sexta dia 28 de outubro estou indo para Maceió, justamente palestrar sobre minha caminhada de 2 anos. Abs e curta muito teu prêmio, pois ele é de todos nós
    Prof. Marcos Vieira

  2. Parabéns, Wendell!

Deixe um comentário